top of page

Projeto Intervivos

 

O objetivo do Projeto Intervivos é obter e analisar dados que apontem a possibilidade da “captação/evocação" de pessoas encarnadas, de um emissor (sujeito-alvo) para um receptor (médium). Estamos testando a hipótese de ser um médium capaz de objetivamente realiza essa captação.  Os testes devem ser capazes de mostrar que os resultados verificados não são frutos do acaso ou de qualquer tipo de vazamento sensorial normal (reconhecidos pela Ciência) usando para tanto um procedimento triplo-cego.

Uma experiência como a mostrada aqui abriria um novo campo de exploração da mediunidade (nesse caso, intervivos). Como experimento apresenta a vantagem de um maior controle das variáveis, pois trata-se de personalidades encarnadas. Como aplicação prática poderia ser base de uma excelente ferramenta de tratamento para pessoas que tem algum tipo de problema mental ou de comunicação verbal, ou mesmo como apoio a tratamento psicológicos.

METODOLOGIA E CONTROLES
 

Usando o procedimento triplo-cego comparar estatisticamente a leitura psíquica (através da captação mediunica intervivos) a pontuação entre dois questionários obtidos de supostas fontes diferentes (dois emissores) se essa pontuação é significamente favorável a hipótese testada. Ou seja, se essa leitura psíquica é capaz de representar e diferenciar de quais fontes (uma dentre duas) provem as informações, com percentuais acima do esperado estatisticamente.

Protocolo Simplificado:

O protocolo é baseado em “par de leitura” que é composto de um médium captando 2 sujeitos-alvos (em tempos diferentes) com o mesmo pesquisador-dialogador , sendo 1 uma leitura de cada um o controle do outro (e vice-versa).

A Captação Mediúnica Intervivos é capacidade de um médium acessar informações (memórias) de uma pessoa viva sem o uso dos sentidos físicos ou mesmo obter uma comunicação mediúnica de forma similar ao que ocorre em reuniões mediúnicas espíritas envolvendo supostos desencarnados.

Cada médium fará 3 pares de leituras (6 leituras no total) cada par de captação terá um (e somente um) pesquisador-dialogador que deverá ser diferente para cada par de leitura. -    

 O pesquisador- dialogador fará um questionário (com entre 3 e 7 questões) de acordo com modelo em anexo.   O questionário contendo as questões das 2 leituras (embaralhadas) será enviado pelo pesquisador-controlador para os 2 sujeitos-alvo. Depois de preenchidos e devolvidos, as questões serão tabuladas e aplicada a estatística.

ANÁLISE ESTATÍSTICA

Análise Fatorial:

Analisar a tendência de acertos com relação das questões relacionadas a cada sujeito-alvo.

Indicador:

O significado desse indicador é mostrar o valor estatístico P de correspondência do sujeito-alvo-N encontrado no questionário do próprio sujeito-alvo-N comparado com o seu respectivo par-controle. A partir daí pode-se calcula o valor de P-geral da pesquisa. Será calculado também o grau de correlação negativo, que é score que não se relaciona ao sujeito-alvo.

STATUS DO PROJETO - Em execução

Foram inscritos como voluntários como sujeito-alvos 10 pessoas de acordo com os critérios da pesquisa e 12 mediuns se increveram tambem como voluntários.

 

No momento estamos na fase de realizaçao das seçoes de captações.

facebook.com/espiritismocientifico

ipce.ce@gmail.com

banner-pesquisa.JPG

Para se inscrever CLIQUE AQUI.

© 2016 IPCE  Instituto de Pesquisa em Espiritismo Cientifico - Ceará

bottom of page